Caminhada rumo ao bem-estar

13 de junho de 2012


Acordar cedo, colocar uma roupa adequada e iniciar uma caminhada matinal. Este é um habito que não apenas melhora o condicionamento físico, mas também ajuda o coração a funcionar melhor, mantem o colesterol sob controle e diminui problemas como pressão arterial e o risco de varizes.
Os benefícios citados acima já são suficientes para levantar da cama e iniciar a atividade. Mas agora que o frio está chegando, muita gente fica com preguiça de levantar da cama e fazer exercícios físicos. Se você é uma destas pessoas, saiba que, nas estações mais frias, fazer caminhada é ótimo para o aumento da disposição, da capacidade cardiorespiratória e da manutenção da força muscular, além da sensação de bem-estar provocada pela liberação da endorfina, segundo o cardiologista e médico do esporte do HCor – Hospital do Coração, Nabil Ghorayeb.


Por falar em endorfina (hormônio responsável pelo prazer), a prática da caminhada provoca sensação de bem-estar e libera esses elementos químicos que melhoram o humor. 
Contudo, se você iniciar a prática nesse período de frio, existem algumas recomendações a serem seguidas. “Com o frio, o corpo sofre com as baixas temperaturas e com o vaso constrição periférica, mecanismo que favorece a concentração de sangue nas regiões mais centrais do corpo, deixando as extremidades mais frias. Para que o organismo não sofra no momento do treino, comece fazendo um aquecimento prévio, com movimentos leves”, ensina o cardiologista. Segundo ele, o aquecimento facilita a adaptação do metabolismo no momento do exercício.
Clélia Santos, dona de casa, mudou totalmente sua vida após iniciar a prática da caminhada. Aos 49 anos, ela decidiu fazer algum exercício físico por estar acima do peso e por seu médico orientá-la por risco de problemas no coração. "Comecei a sentir umas pontadas estranhas e fui ao médico, foi então que descobri que se não me 'mexesse' poderia ter sérios problemas no coração” relata Clélia. Foi então que, há pouco mais de um ano, a dona de casa começou a caminhar três vezes por dia. Com o tempo, ela aumentou a frequência da atividade e conseguiu emagrecer mais de nove quilos, somente com a caminhada, aliada à boa alimentação. "Além de melhorar minha autoestima, os níveis de colesterol no meu corpo diminuíram e sei que estou cuidando com carinho da minha saúde", finaliza Clélia. 

Motivos para iniciar já!
* Melhorias para os ossos: Uma hora e meia por semana da atividade fortacele os ossos. Com isso, a pessoa pode ficar livre da osteoporose (enfraquecimentos dos ossos); 
* Emagrece e mantém o peso: aliada, claro, à uma boa alimentação, a pratica pode proporcionar até menos um quilo por semana. Para isso, é preciso caminhar pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana; 
* Evita doenças como obesidade, diabetes, AVC e depressão; 
* Ajuda na melhoria da capacidade cardiopulmonar, diminuição dos níveis colesterol e glicêmicos, além de elevar os níveis de tolerância a dor. 

Créditos
Cardiologista Nabil Ghorayeb

Share This Post

0 comentários:

Postar um comentário